terça-feira, 5 de maio de 2009

Gênero Textual X Tipologia Textual:Conceitos diferenciados

No site Algo Sobre (clique,não tenha medo!)você pode encontrar a íntegra do texto "Gênero Textual e Tipologia Textual",com considerações de Luiz Antônio Marcuschi (UFPE) e de Luiz Carlos Travaglia (UFUberlândia/MG).Segue abaixo dois trechos extraídos do texto,onde você pode perceber como os dois comentários se complementam e são muito interessantes para se entender a diferença entre esses dois conceitos.Vale a pena ler todo o texto,pois os autores comentam também sobre a abordagem desse assunto,dessa temática em sala de aula.

Gênero Textual e Tipologia Textual

"Para Marcuschi, Tipologia Textual é um termo que deve ser usado para designar uma espécie de seqüência teoricamente definida pela natureza lingüística de sua composição(aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas). Em geral, os tipos textuais abrangem as categorias narração, argumentação, exposição, descrição e injunção.
...Gênero Textual é definido pelo autor como uma noção vaga para os textos materializados encontrados no dia-a-dia e que apresentam características sócio-comunicativas definidas pelos conteúdos, propriedades funcionais, estilo e composição característica."

"Travaglia define Tipologia Textual como aquilo que pode instaurar um modo de interação, uma maneira de interlocução,segundo perspectivas que podem variar. Essas perspectivas podem, segundo o autor, estar ligadas ao produtor do texto em relação ao objeto do dizer quanto ao fazer/acontecer, ou conhecer/saber, e quanto à inserção destes no tempo e/ou no espaço. Pode ser possível a perspectiva do produtor do texto dada pela imagem que o mesmo faz do receptor como alguém que concorda ou não com o que ele diz. Surge, assim, o discurso da transformação, quando o produtor vê o receptor como alguém que não concorda com ele...
...Travaglia diz que o Gênero Textual se caracteriza por exercer uma função social específica. Para ele, estas funções sociais são pressentidas e vivenciadas pelos usuários. Isso equivale dizer que, intuitivamente, sabemos que gênero usar em momentos específicos de interação, de acordo com a função social dele. Quando vamos escrever um e-mail,sabemos que ele pode apresentar características que farão com que ele funcione de maneira diferente.Assim, escrever um e-mail para um amigo não é o mesmo que escrever um e-mail para uma universidade, pedindo informações sobre um concurso público, por exemplo."
___________________________
"Concordo com a visão de Travaglia sobre os conceitos de tipologia e gênero textuais.Ele define os dois conceitos de acordo com uma base empírica,ou seja,baseado na experiência,no dia-a-dia,de acordo com a função que exercem,de fato, nos textos do nosso cotidiano,no social.Marcuschi,no entanto,define as categorias nas quais se divide os tipos de texto(tipologia textual),de maneira mais restrita,como devem ser "enquadrados" os textos de acordo com o tipo.Na verdade,as duas definições se complementam,pois de fato,a definição e uso dos textos de acordo com o tipo e o gênero está baseada na situação,no contexto no qual -e sobre o qual-o texto é escrito.Travaglia termina exemplificando a diferença de gêneros(que é muito mais ampla e livre) com o exemplo do e-mail mais formal pra uma universidade e mais informal(ás vezes totalmente informal com a linguagem "internética") para um amigo."

Por Kah(Karen Cristine)

Um comentário:

  1. Karen, muito boa sua pesquisa! Além disso, vocë já demonstra capacidade de fazer os links!! Parabéns! Gostaria de, após a leitura do texto que vocë sugeriu, suas posiçoes ficassem mais evidentes, ok? Abs e continue refletindo, construindo seus conhecimentos!!

    ResponderExcluir