segunda-feira, 25 de maio de 2009

Ramon(4 anos)-Se alfabetizando!

Olá meus Queridos!

Pois bem...vou compartilhar com vocês uma experiência que tive há mais ou menos uma semana com o Ramon,meu primo de 4 anos,hiperativo,sagaz,não-escolarizado ainda e (hiper)dependente de aparelhos eletrônicos tal como nós,adultos,de nossas Tv's,Playstation,Dvd's,etc. etc. etc.
Ramon passa,no mínimo,12 horas por dia na frente da Tv.

Ramon certo dia,resolve me mostrar pela "centésima vez" sua habilidade para achar -através das teclas numéricas-seus canais preferidos na TV por assinatura.Ele sintoniza o canal da Record(para assistir Pica-pau) e se depara com uma novela na tela.

Ramon: - Mãe,tá passando "Prova de Amor"!

Eu: - Não,Ramon! Tá passando "Promessas de Amor"! Você confundiu!

Ramon: - Ahh eh!(rindo de si mesmo)

Ramon,leu no display da Tv por assinatura "Prova de Amor" ao invés de "Promessas de Amor".Ele simplesmente associou algumas partes dos dois títulos de novela como ,por exemplo,a palavra "amor".Embora Ramon não saiba ler decodificando o conjunto das letras,isto é,formalmente,ele já se familiarizou com alguns títulos,algumas imagens que correspondem aos programas,desenhos,personagens,novelas.Ele fez a leitura de forma associativa e memorizada da palavra "amor",e talvez de outras partes do título da novela.Outro fator que possivelmente o fez relacionar as novelas,foi o fato de ambas serem transmitidas pelo mesmo canal.

Essa relação é comum em crianças pré-escolarizadas(que ainda não entraram na escola),principalmente quando elas têm muito contato com informações da Tv e filmes.
Ramon leu,de qualquer forma,uma vez que ele tenha ao menos decodificado pela memorização a palavra "amor".Uma leitura confusa,mas que teve um significado e não deixa de demarcar um desenvolvimento quanto à sua alfabetização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário