quarta-feira, 3 de junho de 2009

Sobre a aula de 28/05/2009

Na última aula desenvolvemos uma discussão bem legal sobre o texto "Contexto de alfabetização na sala de aula" de Ana Teberosky e Núria Ribera.Todos tiveram que ,de alguma forma,expressar suas impressões sobre o assunto. E deu resultado.Pelo menos pra mim!

Afinal,o que é CONTEXTO DE ALFABETIZAÇÃO?

Confesso,que nunca havia escutado sobre o assunto.Mesmo porque comecei a me familiarizar há pouco tempo(desde o período passado,quando fiz TAE LP II)com a questão de "alfabetizar".
A cada dia percebo mais como é errônea a idéia que temos sobre o ato de alfabetizar.Mas vou deixar minhas impressões progressivas sobre o assunto para o final da disciplina.Já adianto que estou me surpreendendo muito com o trabalho do "educador alfabetizador".

Sobre contextos de alfabetização podemos entender todos os "objetos" com as quais possamos desenvolver didáticas,atividades em sala de aula que têm como objetivo alfabetizar a criança de maneira mais significativa,mais concreta e próxima ao seu cotidiano.Sendo assim,como vimos no texto,o uso de revistas,embalagens de produtos,jornais,histórias,etc. como suportes compreendem esses contextos.A didática usada para cada suporte também pode variar e muitas vezes são simples e de fácil acesso para os profesores tais como a leitura em voz alta,listas de compras,receitas de alimentos,etc.
Estou pesquisando algumas atividades que exemplificam contextos interessantes de alfabetização.Aguardem!

Deixo o link do blog da disciplina http://www.taelp.blogspot.com/ , com um vídeo sobre uma atividade com lista de alimentos.Vale a pena conferir.As falas das crianças são interessantes e por vezes engraçadas(risos).

Um bom resto de semana a todos!

Beijokas da Kah.

Nenhum comentário:

Postar um comentário