terça-feira, 19 de maio de 2009

Vídeo- Crítica ao ECA(Estatuto da Criança e do Adolescente)




Pois é...após assistir esse vídeo fiquei cá com os meus pensamentos!Na verdade não quero debater a crítica ou não-crítica ao ECA,se ele está de acordo com a realidade brasileira,se ele IMPÕE de fato o que lhe "dá corpo"...quero apontar outras questões que estruturam essa crítica...
Quando,por exemplo,a narradora do vídeo levanta bandeiras(mais ou menos com essas palavras)dos tipos: "antes de mudarmos a escola devemos mudar o que está fora dela" ou que "a culpa não é dos professores,bravos,guerreiros,sacerdotes,etc. etc. etc."(adoro esse triplo 'etecétera',provavelmente usarei muito nos meus posts;tomei gosto quando assisti a uma adaptação da peça "A falecida" de Nelson Rodrigues encenada pelo Grupo de teatro Nós da Baixada(apoiada pelo Nós do Morro),do qual minha prima faz parte(orgulho-mode-on...rs*)...ou ainda "crianças leitoras convivem com pais leitores".Ok! Paremos pra pensar na primeira bandeira.É incrível como entender que a escola é parte da sociedade como um todo,que a escola NÃO é um MUNDO Á PARTE,e que ela é de fato,no mínimo a utopia fundamental para ao menos se cogitar uma mudança na nossa sociedade,seja a longo ou curto prazo.
A segunda bandeira é levantada com a intenção de ,popularmente dizendo,"tirar o meu da reta".Não é difícil presumir que esse vídeo foi editado por um professor não é?!
Um dos problemas está justamente nessa fala tão disseminada entre os TRABALHADORES da educação(sejam utópicos amigos educadores,não sacerdotes!Mas isso é assunto pra um próximo post.).É mais que preciso o profissional que está dentro de sala se reconhecer como um dos "motores" dessa coisa vital que é o processo de ensino-aprendizagem formal.Assumir o erro,assumir que precisa buscar as tais novas didáticas,pesquisar,se renovar é um passo importante! É preciso também assumir a sua "culpa" sim,saber que o professor não tem que esperar pela assistência do Governo! Uma dica simples:leia,leia muito,e de tudo! Acho que já é um grande passo!
E o terceiro ponto associa o gosto e hábito das crianças pela leitura a cultura da leitura pelos pais.Eu sei que esse fato influencia muito mas e...se porventura não fosse o inverso? Se por acaso o fato de a criança aprender a gostar de ler nos limites da escola e,a partir desse gosto, influenciasse aos pais á busca pelos livros,jornais,etc. Impossível? Nunca! Mas é um modo de refletir que a questão da influência direta e determinante dos pais no hábito da leitura não pode ser levada a ferro e fogo e como único modo de se obter crianças e jovens leitores no nosso país.

Abstraindo toda essa discussão que criei sobre alguns pontos "polêmicos",assistam a todo o vídeo e problematizem também a crítica ao ECA!

2 comentários:

  1. Karen, a sua reflexão é bastante relevante e contribui muito para nossas discussões. Com esta postagem, vocë avança no desenvolvimento de outros descritores de avaliação, a saber:

    9. Existência de materiais complementares relacionados às temáticas discutidas;

    Você traz uma temática complementar e realiza uma boa reflexão, analisando sobre os aspectos da leitura e da escrita.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Eu sou Luiz Wilson de Lima Frazão,estudante do curso de direito da Universidade Estadual de Boa Vista-RR, e como um cidadão extremamente decepcionado com nosso sistema penal, faço saber a partir do presente que, apesar deste estudo estar bem colocado, porém fora do "alvo", podemos colocar assim. Pensem, o que os outros tiveram a ver com quem eu sou? Ou vocês? No meu caso, nada! Eu sou e estou onde eu pretendi ir, e todos os erros que cometi foi unicamente escolha minha. Mas, quem sou para responder a tal questionamento? Então levo a vocês, mestres, doutores, e/ou qualquer um que tenha tal capacidade, a refletir a respeito. Outra questão é: quem mais necessita viver em "paz", a sociedade que leva sua vida de acordo com os princípios e estatutos impostos ou aquele que resolve infringir?
    Boa reflexão.

    ResponderExcluir