quarta-feira, 17 de junho de 2009

Contextos de Alfabetização -Exemplo de atividade

Olá queridos!

Como eu havia prometido,consegui dois exemplos bem legais de atividades para alfabetização com uso de suportes como jornais e revistas.Ainda não é o que quero mas deixo aqui essas duas atividades bem interessantes!
Elas foram retiradas do blog Atividade de Professor.

________________________________
Neste bingo,as peças contêm letras


<<<<Bingo de letras: jogando,
as crianças aprenderam o alfabeto



Os alunos do nível II construíram um bingo de letras recortadas de revistas. Nas cartelas, previamente quadriculadas pela professora Fátima, eles colaram doze letras diferentes. Um alfabeto, também feito com revistas, foi colocado num saquinho. Uma criança ia sorteando as letras até que um dos colegas completasse sua cartela. “Para marcar as letras sorteadas, os alunos usavam tampinhas de garrafa”, ensina Fátima. O vencedor “cantava” a próxima partida.
“De tanto jogar, as crianças aprenderam
a reconhecer todo o alfabeto."


Peças coloridas formam os nomes de todas as coisas










<<<

Para ampliar o vocabulário de seus alunos, em fase de alfabetização, a professora Vera pediu que eles recortassem letras das revistas e as colassem em tampinhas de garrafa.”Com esse alfabeto, a turma treinou a escrita”, conta. Em seguida, as crianças recortaram várias figuras e letras e montaram os nomes delas. No final, as mesmas palavras foram escritas à mão.

2 comentários:

  1. Karen, muito legal voc^e ter colocado estas sugestoes de atividades. Para estabelecer as rela'coes com o texto, seria interessante que focalizasse a que contextos -explicitados pelas autoras - estas atividades se encaixam. Reflita sobre isso. Dessa forma, voce estara desenvolvenodo os propositos 2 e 3!! Ok??

    ResponderExcluir
  2. Alias, estou pensando em organizar um curso de extensao com diversas oficinas sobre alfabetizacao na educacao infantil par ao proximo semestre. Se quiser participar e desenvolver algumas dessas atividades com professores e graduandos de pedagogia, sinta-se convidada!!

    ResponderExcluir