segunda-feira, 27 de julho de 2009

Síntese Conclusiva -Descritor Nº10

A alfabetização de crianças é um desafio cada vez mais difícil de ser enfrentado pelos agentes da educação.É também uma questão bastante discutida pelos governos no âmbito das políticas públicas .Nada mais justo do que discuti-la insessantemente porque ainda não temos visto uma grande mudança nesse processo,apesar das estatísticas otimistas.A discussão sobre alfabetização,deve principalmente questionar caminhos para obtermos qualidade .Portanto ,a questão não são os números e índices ,e sim,a qualidade da alfabetização.Ainda mais quando se trata da alfabetização de uma criança.

Ao trazermos a discussão sobre alfabetização para a sala de aula da academia,podemos perceber de fato a importância do desenvolvimento da oralidade e da escrita,da leitura e da fala,guiados pelo professor capaz de identificar cada etapa,cada avanço do aluno nesse processo.
Já disse anteriormente que pouco sabia sobre alfabetização,seus métodos,na prática e principalmente na teoria.A abordagem sobre o assunto surgiu no período passado .Mas nesse período a abordagem foi mais ampla.Trouxe perspectivas atuais e adequadas para a educação de crianças quanto ao ato de ler e escrever.O interessante é entender que o processo “vem de casa”,é dependente da socialização,necessita de suportes dentro de sala de aula para que se torne de fato significativo e “indolor”,é formado por etapas de desenvolvimento não-hierarquizadas e sim,que se complementam.

A alfabetização pela cartilha em um passado ainda recente nos deixou traumatizados.E aos professores,mal acostumados,acomodados.Sair do tradicionalismo exige esforço e exige sobretudo,pesquisa e estudo constante.O planejamento é parte fundamental para que o processo de ensino-aprendizagem ocorra de fato.

A alfabetização ,portanto,exige muito mais esforço,muito mais do que cartilha e didática ultrapassada e sem significado.O alfabetizador deve ser antes de tudo um “socializador” e compreender que esse processo se desenvolve pouco a pouco,sem traumas e tem início mesmo antes da vida escolar.

Por Karen(Kah)


Um comentário:

  1. Sua síntese está bem articulada e pontua muito bem a necessidade de ampliarmos os debates acerca da alfabetização que promoca o sucesso nas aprendizagens das crianças, principalmente, as pertencentes às famílias pobres e menos favorecidas economica e socialmente.

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