segunda-feira, 27 de julho de 2009

Aula de 09/07/2009-Texto 6 :"A construção do conhecimento sobre a escrita", de Ana Teberosky e Teresa Colomer.

O texto trata do desenvolvimento da escrita da criança através da construção de hipóteses.Uma amostra disso é a relação da escrita com a letra inicial(do nome,do objeto).A criança ao lançar hipóteses na construção da escrita permite superações,quebras de paradigmas.Portanto é importante.A hipótese da escrita não parte do princípio de se obter significado no que se está escrevendo,mas sim de se representar numa quantidade variada de letras,que a criança pressupõe ser o princípio básico de uma palavra,isto é,séries de letras diferentes entre si-ás vezes a criança não se permite ao menos repetir alguma letra-formam uma palavra.

A intencionalidade dos textos(dos conjuntos de palavras) pode ser indagada a partir dos 4 anos.A partir daí a criança já estabeleceu a hipótese da escrita,da representação gráfica.Pode ser indagada sobre o significado da palavra/texto,o que o texto quer dizer,representar um objeto.Isso pode ocorrer com o apoio de materiais de suportes;textos de diversos gêneros,de variadas funções,caixas e embalagens de produtos.Bilhete,cartas,jornais,receitas,bulas,etc.Pode se fazer a pergunta e partir daí desenvolver toda a aula sobre esses diversos gêneros textuais.
Ex.:"O que é Bilhete?"

Outra etapa se caracteriza pela construção da hipótese representativa da imagem.A criança nesse momento começa a entender que a escrita possui um significado e ainda,não é apenas um nome de um objeto e sim,é sua representação em forma gráfica,com letras.

Existe ainda a hipótese do que se pode estar escrito.Nesse caso,a criança entende primeiro que o que pode ser escrito,ser representado em meio gráfico,são apenas objetos e nomes(pessoais) mais tarde,a criança passa a compreeender que outras "coisas" podem ser escritas,podem ser representadas por palavras.

A partir dos 5,6 anos a criança pode compreender enfim que a escrita representa principalmente a fala,a oralidade.Ela passa a entender que cada parte constituinte da palavra está relacionada,reproduz na escrita um som,um fonema.

Um comentário:

  1. A reflexão ficou boa, entretanto, senti falta de uma maior articulação teoria/prática.

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