segunda-feira, 27 de julho de 2009

Texto formulado a partir da Análise do Exercício Reflexivo 1

A atividade conversacional se caracteriza pela interação entre interlocutores através diálogo,com base num assunto que motiva a comunicação.Além disso a atividade conversacional é imprevisível,é divida em turnos e possui uma organização,uma sistematização da fala.

A organização conversacional é garantida pelas variáveis que a compõem.A variável tópico ou assunto é o que podemos dizer que seja o “motivo” para a comunicação,para se iniciar o diálogo;a organização da conversa também é ditada pelo tipo de situação,isto é,o ambiente,o contexto no qual a conversa está inserida,onde se estabelece a conversa e ainda define que tipo de fala usar(gírias,fala formal,etc.);os papéis dos participantes se refere ao papel de ouvinte e o que fala;o modo do discurso que pode ser formal ou informal;e o meio que nada mais é o que o canal de comunicação,como por exemplo internet,telefone,fax,etc.

A modalidade de texto falado possui características próprias como por exemplo, o texto falado requer a coordenação de pelo menos dois indivíduos com o objetivo comum(a conversa).Ocorrência de pelo menos uma troca de falantes,a vez da fala deve ser dada em momentos diferentes,a cada um dos falantes,para que não ocorra um monólogo,trabalhando assim a fala e a audição,cada um deve ter a vez de se expressar.O texto falado deve ter uma sequência de ações coordenadas,pois sem a organização do diálogo o tópico/assunto se perde.É marcado por várias ações como cortes,interrupções,etc. e é executado em um determinado tempo,a conversa tem um período determinado de duração pois senão o texto pode ser longo e cansativo e para que esteja baseada numa interação centrada para não se perder o foco no assunto e o disperssamento de idéias.

A fala se estrutura nos níveis local e global. O nível global é aquele no qual a conversa se estabelece com o revezamento dos interlocutores, quando um fala o outro escuta.Ocorre de forma organizada,formalmente.Esse tipo de fala se prorroga,se estende.
Exemplo: -Vamos tomar sorvete?
-Claro vamos agora.
Já no nível local ,a formulação textual abrange a informalidade,onde a conversa é rápida,corre.Pode haver atropelos nas falas,nas palavras.O falante deve produzir enquanto está com a palavra.Pode favorecer a concentração,o foco no assunto da conversa,pois os participantes possuem menos tempo para estabelecerem a conversa e assim evita a dispersão para outro assunto.
Exemplo:-Minha mãe achou que eu fosse chegar cedo, mas não cheguei na hora aí ela pediu para o meu pai ir me procurar na escola, aí meu pai falou para ela
-O jantar já está pronto?

O texto falado,bem como o texto escrito,para constituir a textualidade,necessita de alguns fatores:a coesão e a coerência.Segundo as autoras,no texto conversacional,a análise dos elementos de coesão deve ser feita de forma específica.Os recursos coesivos mais freqüentes são a coesão referencial que é caracterizado pela repetição dos mesmos itens,favorecendo a coesão e contribui para a organização tópica,a coesão recorrencial é definida pela presença de paráfrase como elemento coesivo do texto conversacional e Coesão sequencial acontece pela presença dos conectores que promovem a continuidade ou a marcação para continuar o turno.
Exemplos: Coesão Recorrencial:
1. Não existe outra pessoa igual a você. Não existe outro espaço igual a esse. Muito menos outra oportunidade igual a essa.

Coesão Referencial

2. O jardineiro virá?
Ele disse que sim. (anáfora)
Só queremos isto: a vitória. (catáfora)

Coesão Sequencial

3. Química "Escassez transforma água em substância explosiva"
Biologia "Passageiros de uma nave espacial".

O texto aponta que há quatro elementos básicos que contribuem para a estruturação do texto falado.Estes elementos são o turno,que é definido como a produção de uma falante quando ele está com a palavra incluindo a possibilidade do silêncio;o tópico discursivo,que é definido sobre aquilo que se está falando e está sub-dividido em centração, falar-se acerca de alguma coisa, implicando a utilização de referentes explícitos ou inferíveis”, ou seja, as marcas no texto para se remeter a algo que já foi dito ou algo que, embora não tenha sido dito, seja do conhecimento dos interlocutores;organicidade “ supertópico”, “tópicos co-constituintes” e de “subtópicos” estabelecendo a relação de interdependência entre eles, sempre mostrando com os exemplos a aplicação desses conceitos na transcrição e delimitação local, delimitação dos tópicos, mostrando como marcas no texto expressam a continuidade ou a descontinuidade do tópico em questão. Leonor também diz que essas marcas no texto podem ser: facultativas – que tem uma determinada função especial (muda ou continua o tópico); e multifuncionais – onde as marcas não tem uma função determinada, podendo a cada momento desempenhar uma função (ora muda, ora continua o tópico).
Também temos os marcadores conversacionais,que designa não só elementos verbais,mas também prosódicos e não verbais,são divididos em: marcador simples ,uma só palavra; marcador composto, apresenta um caráter sintagmático; marcador oracional ,corresponde a pequenas orações que se apresentam nos diversos tempos e formas verbais; marcador prosódico , associa-se a algum marcador verbal, mas realiza-se por meio de recursos prosódicos.E finalmente o par adjacente, são pergunta-resposta,convite-aceitação ou recusa,pedido-concordância ou recusa,saudação-saudação
Exemplos:
Turno
Maria: O que você quer que eu faça?
João: ......
Tópico Discursivo:
Maria:Vocês estão falando sobre o quê?
João:Estamos conversando sobre o jogo de ontem
Marcadores Conversacionais:
Maria: o que está escrito naquela placa de trânsito?
João: Está escrito:É proibido à ultrapassagem
Par Adjacente:
Maria:Olá,vamos ao cinema hoje?
João:Não posso,tenho que estudar.


Por Karen e Waleska


Referencias Bibliograficas
http://pt.shvoong.com/humanities/1725935-t%C3%B3pico-discursivo/
http://www.filologia.org.br/revista/37/09.htm

Um comentário:

  1. O texto ficou bem articulado, coerente e bastante informativo. Isso demonstra que o esforço empreendido não foi em vão.

    ResponderExcluir